segunda-feira, 22 de abril de 2013

[Devocional]: Quer cura? Se consulte, seja paciente e siga a receita!

Devocional 1ª semana - Rodrigo Floriano de Souza Data: 18/04/2013

E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar 
os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento. Marcos 2:17

Deus fala conosco de diversas formas, e em diversas situações, o que precisamos é estar sensíveis com os ouvidos atentos ao que Ele quer nos falar, e com os olhos espirituais abertos para o que Ele quer nos mostrar.

Quem gosta de ficar doente? Quem gosta de se sentir debilitado, fraco, oprimido?


Creio que ninguém goste de ficar doente, e quando estamos doentes em nosso físico, recorremos a quem?
Tive uma experiência na qual fui ministrado por Deus, fiquei derrubado de gripe, de uma forma que eu não conseguia levantar, fiquei debaixo das cobertas durante o dia todo sem vontade e força de fazer absolutamente nada, era dor no corpo inteiro, desde o fio de cabelo até a unha do pé, praticamente nenhuma parte escapava da dor e do incômodo de estar doente.
Pois bem no dia seguinte fui ao Posto Médico, cheguei lá já era de se esperar muitas pessoas com diversos tipos de enfermidades, umas com problemas maiores e outras com problemas bem mais simples, mais o que aquelas pessoas tinham em comum? Todas estavam enfermas de alguma forma, e todas precisavam de um atendimento médico.

Comecei a reparar o ambiente e reparar as pessoas a minha volta, eu estava no atendimento público, cheguei lá por volta das 15:40 aproximadamente (obs.:sai de lá às 21:00), a fila de espera era grande, haviam muitas pessoas lá, todos queriam ser atendidos prontamente, o dia estava frio, cada um que chegava recebia uma ficha feita à partir de uma análise rápida sobre o problema que a pessoa estava passando e era marcado o nível de urgência nessa ficha, aqueles que segundo essa análise necessitavam mais passavam na frente, haviam 2 médicos somente para muitas pessoas, e nisso comecei a perceber pessoas falando: "Fulano chegou bem depois de mim e já foi atendido? que absurdo"....realmente devido a baixa quantidade de médico para o grande número de pessoas o atendimento demorava muito, e com isso as pessoas estavam muito impacientes, inclusive eu, confesso, uns bem agasalhados, outros nem tanto, haviam crianças, jovens e idosos, todas as faixas etárias em um mesmo lugar esperando somente uma coisa, ser atendido por um médico para de alguma forma ter o seu problema solucionado.

Agora vamos a palavra. Jesus era extremamente conhecido e para onde Jesus ia, uma multidão o seguia. No texto de Marcos 2, Jesus havia ido a uma cidade chamada Carfanaum a curado um paralítico que fora levado à presença de Jesus pelos seus amigos que ousaram descer o leito pelo telhado visto que era a única forma de se aproximar de Jesus, ali Jesus declarou que os pecados daquele homem foram perdoados, e os escribas que ali estava ficaram questionando a atitude de Jesus comentando somente entre si:

Por que diz este assim blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus?  Marcos 2:7

Jesus conhecia o coração daqueles homens como registrado em Marcos 2:8-11:
E Jesus, conhecendo logo em seu espírito que assim arrazoavam entre si, lhes disse: Por que arrazoais sobre estas coisas em vossos corações? Qual é mais fácil? dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados; ou dizer-lhe: Levanta-te, e toma o teu leito, e anda? Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico), A ti te digo: Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa.

Após esse fato, Jesus saiu dali e no texto vemos Jesus se assentando a mesa com muitas pessoas, e entre essas pessoas haviam publicanos e pacadores, e logo novamente os escribas e os farizeus disseram:

Por que come e bebe ele com os publicanos e pecadores?  Marcos 2:16b

Jesus é o médico dos médicos, e ele diz ali que os precisam de médicos são aqueles que estavam doentes e não aqueles que estão sãos.

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;  Romanos 3:23

O texto acima, deixa claro que TODOS somos pecadores, que TODOS temos algum tipo de enfermidade, que TODOS necessitamos nos consultar diariamente com o médico dos médicos, comparei aquela grande sala de espera com a multidão que seguia Jesus, existem milhões de pessoas com diversos tipos de doenças físicas e psicológicas, mais somente aquelas que buscam o atendimento é que serão de alguma forma atendidas.

Comecei a olhar pra dentro de você agora, não somente no seu físico, mais principalmente na sua vida espiritual, como está o seu relacionamento com Deus? você tem se consultado diariamente com o médico dos médicos?

Eu comecei a olhar a minha vida, analisar a minha caminhada e vi o quanto preciso dessa presença todos os dias, analisei a ver as vezes que cai, em pensamentos, palavras e atitudes, fiz uma análise geral sendo guiado pelo Espírito Santo de Deus, e cheguei a uma conclusão: É hora de restaurar a intimidade, é hora de reconhecer as minhas limitações, reconhecer as minhas enfermidades e recorrer aquele que nos lava,
nos cura e nos dá vestes novas" JESUS.

Eu sempre falo e creio que Deus tem promessas para as nossas vidas, no médico quando nos consultamos ele nos dá geralmente uma receita que seria uma recomendação do que precisamos fazer para que fiquemos sarados novamente, não basta somente pegar a receita e ouvir o que o médico tem a nos dizer, é necessário que façamos aquilo que ele nos propôs senão a consulta não terá validade, será simplesmente uma conversa jogada fora e assim é quando estamos na presença de Deus.

Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos.  Tiago 1:22

Quando falamos com Jesus, devemos expor aquilo que estamos passando, falar pra Ele onde dói, qual a dificuldade, quais são os nossos medos. Ele sabe de todas as coisas, sim, porém é necessário que falemos com Ele para que Ele possa nos dar uma receita para que a nossa enfermidade seja curada.

Existem várias formas que Deus fala conosco, seja através da vida de alguém, através de uma situação boa ou ruim, através da sua própria criação e principalmente Deus fala conosco através da palavra, ler e ter o conhecimento da Bíblia é extremamente importante para sabermos o que o nosso médico nos receita todos os dias, porém como o texto acima, não basta somente termos a receita em mãos, e saber das recomendações, é necessário seguir o que o médico fala para que haja cura e libertação.
Assim como uma receita médica, a palavra de Deus nos confronta, a receita sempre vem acompanhada de um preço a ser pago, de um esforço a ser realizado, de uma direção a ser seguida, de algo que se deve abrir mão, as vezes fazemos o tratamento pela metade e a cura também vem pela metade.

Eu disse: "Misericórdia, Senhor! Cura-me, pois pequei contra ti".  Salmos 41:4
É ele que perdoa todos os seus pecados e cura todas as suas doenças, Salmos 103:3
Só ele cura os de coração quebrantado e cuida das suas feridas. Salmos 147:3
Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz a cura. Provérbios 12:18
O mensageiro ímpio cai em dificuldade, mas o enviado digno de confiança traz a cura. Provérbios 13:17
As palavras agradáveis são como um favo de mel, são doces para a alma e trazem cura para os ossos. Provérbios 16:24

Deus nos quer curados por inteiro! O preço pelos nossos pecados e nossas enfermidades já foi pago:

Isaías 53:4-5
Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

Conclusão

Jesus é o médico dos médicos, a bíblia é a nossa receita diária, o tempo que estamos no mundo é como se fosse a nossa sala de espera, quando buscamos intimidade com Deus e estar na presença dEle é como se estivéssemos em seu consultório.

O preço já foi pago, mais é necessário que sigamos a receita, as nossas enfermidades e nossos pecados devem ser deixados somente na cruz, não devemos andar com eles lado a lado como se fossem nossos amigos, ou como se fossem animais de estimação, é necessário que nos voltemos pra Cruz, é necessário que haja arrependimento verdadeiro, que haja sinceridade com aquele que nos direciona e nos guia, Jesus tem uma nova história pra você e pra mim, permita-se ser tocado, e permita-se que Ele venha sarar todas as áreas da sua vida, Deus tem uma terra prometida, mais antes de alcançarmos Ele vai nos forjar no deserto, seja forte, corajoso e fiel, Deus vai te honrar!!!!


Oração: Sr. Jesus creio que tu é quem traz a cura, para o meu corpo a minha alma e meu Espírito, venho a ti, clamando a tua presença, ansiando ser consultado com o Sr. em todo o tempo, ajuda-me Jesus e me mostra qual o caminho a seguir, qual o próximo passo a dar, peço perdão por todas as vezes que tive a receita em mãos e simplesmente ignorei as suas recomendações, quero o concerto e a cura por completo, e sei que para isso necessito buscar mais da tua presença para que todo o meu ser seja curado, confio em ti, e creio que tu és a cura, em nome de Jesus!!!...AMÉM!!!

Nenhum comentário: